Principal meio de denúncias relativas à violência doméstica no Brasil é o Ligue 180

A violência contra as mulheres é um problema global e bastante antigo. Atualmente, a maior parte dos países vem se esforçando para acabar com esse problema. Segundo uma pesquisa da Organização das Nações Unidas de 2011, o percentual de mulheres que são agredidas física ou sexualmente pelo parceiro varia entre 5% na Geórgia e 70% na Etiópia. No Brasil, o índice apontado é de 34%.

Durante o ano de 2006, entrou em vigor no Brasil a Lei Maria da Penha, criada especificamente para coibir a violência contra a mulher. Apesar desse avanço, os números continuam sendo preocupantes. Segundo aponta o Mapa da Violência de 2012, produzido pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais, o Brasil ocupa o 7º lugar no ranking mundial de mulheres assassinadas.

O sistema de proteção à mulher no Brasil está sucateado, o país conta com 374 delegacias da mulher, número que cobre apenas 7% dos municípios.

Hoje, o principal meio de denúncias relativas à violência doméstica é o Ligue 180, que pode ser contatado gratuitamente. As atendentes são treinadas para orientar as mulheres e encaminhá-las para os órgãos mais adequados de acordo com cada situação. Desde que foi criada, em 2005, a linha já recebeu mais de 2 milhões de ligações.

Uma ideia sobre “Principal meio de denúncias relativas à violência doméstica no Brasil é o Ligue 180

  1. debora

    Gostaria de deixar aqui uma grande indignação contra a violência e ainda mais contra a justiça que fecha os olhos para isso quando se é pessoas de classe baixa, como por exemplo minha mãe que sofre ameaças foi agredida verbalmente e ameaçada pelo meu pai safado covarde e sem caráter nenhum, o pior disso tudo é que ele ja tem boletins de ocorrência: referente a agressão e roubo de cargas de aparelhos de celulares, moldens de notebooks e pcs e etc. Pois bem pessoal com estes BO a policia só compareceu aqui em casa para se notificar sobre o roubo, mas as agressões nunca vieram aqui saber se estamos vivos ou mortos, quando fis o BO da agressão tive que ficar indo a delegacia por mais de 7 meses para saber quando eles iriam nos chamar para sermos intimados, mas sabe qual é a parte mais engraçada é que eles me pediam para eu esperar a ligação deles pois só assim iria acontecer a intimação para prestar fatos sobre o acontecido e hoje faz se 3 anos e nunca vieram aqui em casa para saber se ainda estamos em pé.
    POIS BEM minha mãe foi pedir o divorcio para este safado e ele não quiz porque para ele uma mulher casada tem a obrigação de aceitar: traições, agressões seja ela verbal ou física, humilhações e ameaças, gostaria muito de uma opinião do que eu posso fazer referente a isso, não temos condições financeiras boas para contratar um bom advogado para cuidar disso, e se dependermos da segurança estamos no fundo do poço, não vou mentir para vocês já tive vontade de eliminar este verme mas sei que se fizesse isso iria me prejudicar muito. Este safado de quem eu falo é igual a muitos que estão solto por ai, tem a cara de santo mas é o diabo em pessoa.Me ajudem obrigada.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *